
Massagem: Os benefícios das diferentes técnicas
Relaxar, aliviar tensões musculares, diminuir dores posturais ou inflamatórias… Há diversos tipos de massagem para diversas necessidades e preferências pessoais. Afinal, quem não gosta de receber uma boa massagem?
As massagens produzem hormonas importantes
Ao receber algum tipo de massagem, o nosso organismo reduz a liberação do cortisol, a hormona do stress, permitindo o relaxamento. Além disso, os movimentos das mãos no corpo, também estimulam a produção da hormona ocitocina, que ajuda a combater a tensão muscular.
Que tipos de massagem existem?
- Massagem clássica é a mais conhecida
Também conhecida como massagem sueca, a massagem clássica é a técnica mais tradicional e a mais utilizada em todo mundo. Este tipo de massagem é muito usado por fisioterapeutas e massagistas para tratar contrações, tensões musculares e doenças do sistema músculo esquelético.
- Shiatsu significa pressão do dedo
O termo ‘shiatsu’ é japonês e significa ‘pressão do dedo’, uma vez que essa massagem é feita por meio de pressões com as pontas dos dedos. O massagista faz toques de pressão suaves em pontos específicos para libertar bloqueios musculares e energéticos.
- Reflexologia atua em pontos específicos
De acordo com os princípios da reflexologia, certos músculos e órgãos do corpo estão representados na sola do pé, mão e orelhas. As massagens partes específicas podem aliviar os problemas dos órgãos correspondentes. A reflexologia podal é a forma mais conhecida.
- Massagem relaxante recorre a óleos e à aromaterapia
Usa a técnica da massagem clássica, mas de forma mais suave a fim de gerar um maior relaxamento no paciente. Com recurso a óleos, aromaterapia e, às vezes, música ambiente bem suave para criar um clima de total relaxamento, diminuição do stress e da irritabilidade, propicia a harmonia física e mental.
- Massagem com pedras quentes
A massagem com pedras quentes é realizada com pedras arredondadas previamente aquecidas e colocadas em zonas específicas do corpo. O calor das pedras penetra profundamente nos músculos, podendo ser usado para libertar tensões musculares e promover o relaxamento geral. As pedras são colocadas nos pontos de energia, como costas, estômago ou testa.
- Drenagem linfática ajuda na circulação do sangue
Essa técnica usa movimentos firmes e precisos em pontos específicos da sua pele, ajudando na circulação do sangue para eliminar líquidos retidos no organismo. Pode ser usada por fisioterapeutas em pacientes em pós-operatório ou massagistas em pessoas por motivos estéticos.