8 Truques para terminar de vez por todas com o vício do açúcar

8 Truques para terminar de vez por todas com o vício do açúcar

Se não resiste a uma fatia de bolo ou a um chocolate e não consegue parar de comer gomas até o pacote ficar vazio é porque, muito provavelmente, o seu corpo está viciado em açúcar. Não estamos a brincar. O açúcar causa dependência e quanto mais ingerimos mais vontade temos de continuar a fazê-lo.

“Toda a gente sabe que o seu consumo excessivo tem consequências para a saúde, levando à obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardíacas e esteatose hepática”, alerta a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

 

Descubra como estes oito simples e eficazes truques podem ajudá-lo a acabar de vez com este vício.

1 – Beba mais água

Deixar de lado os refrigerantes (sejam lights ou não) é meio caminho para que consiga, finalmente, resistir ao açúcar

2 – Esqueça a granola

Compra granola ou cereais integrais? Provavelmente, está a comer açúcar sem saber. É mais seguro substituir por flocos de aveia ou outros que não tenham açúcares adicionados na sua composição.

3 – Aposte em snacks

É importante introduzir snacks ricos em gordura, como oleaginosas ou abacate, a meio da manhã. Eles vão mantê-lo saciado e afastá-lo de produtos açucarados.

4 – Não ponha açúcar no café

Ao não colocar, vai cortar esse valor diário. Num ano, isso significa menos 5475 gramas de açúcar!

5 – Elimine os hidratos de carbono refinados

Todos os hidratos de carbono refinados, incluindo pão branco e massas, estão cheios de açúcar de que não precisamos. Basta optar pelas versões integrais.

6 – Cuidado com a quantidade de peças de fruta que come

Coma apenas duas peças por dia e, de preferência, aquelas que têm um índice glicémico baixo, como os frutos vermelhos, ameixas, toranja, pêssego, maçã.

7-Comer vegetais entre as refeições

Sempre que sentir fome ou vontade de comer, opte por uma cenoura ou palitos de pepino com um pouco de húmus, guacamole ou manteiga de amendoim.

8-Substitua os iogurtes magros pelos naturais

Os magros, apesar de não terem açúcar, também contêm adoçantes.

Fonte: NIT –