Massagem terapêutica e os efeitos na ansiedade

Massagem terapêutica e os efeitos na ansiedade

É um método comprovadamente eficaz. Alivia a dor e de combate os sintomas que estejam a restringir os movimentos dos pacientes, até mesmo quando o problema já tenha atingido a fase aguda.

Um estudo realizado nos Estados Unidos, avaliou os vários benefícios resultantes de uma massagem terapêutica. Alguns alunos que foram massajados antes de um exame mostraram uma diminuição significativa nos índices de ansiedade, bem como um aumento dos glóbulos brancos e da atividade das células, leia-se benefícios para o sistema imunológico. Os resultados da pesquisa também sugeriram que pacientes com cancro passaram a ter menos dor e ansiedade.

São vários os benefícios da massagem nos tratamentos da ansiedade, e por ser um método natural de tratamento, tem sido cada vez mais reconhecida e destacada.

A massagem terapêutica reduz os níveis de cortisol. O cortisol (hormona do stress) quando os seus níveis baixam na corrente sanguínea promove a redução da frequência cardíaca, da ansiedade e da hipertensão arterial.

A massagem terapêutica promove o aumento da produção de neurotransmissores como a serotonina e a endorfina, conhecidos como hormonas do prazer e bem estar, sendo estes grandes aliados no combate à depressão, muitas vezes resultante de ansiedade excessiva.
Com a massagem terapêutica, ocorre um aumento da energia geral que flui num sentido de auto cofiança e que, consequentemente, promove uma redução da ansiedade.
Os efeitos combinados do toque terapêutico e da atmosfera calma de um consultório de massoterapia proporcionam mudanças nos sinais cerebrais para um estado mais calmo e relaxado.
A Massagem Terapêutica proporciona sentimentos de cuidado, de acolhimento, de proteção. Tais sentimentos são bem vindos e muito importantes tanto no combate da depressão quanto da ansiedade e o melhor de tudo, não promovem sobrecargas químicas no fígado.

Existem várias técnicas de massagem terapêutica que diferem entre si pela metodologia utilizada e origem. Contudo, além da identificação que possamos ter com alguma massagem em especial, no final o que, realmente, faz a diferença, será o resultado em cada um de nós.

Fonte: Sapo Lifestyle