Sabia que a temperatura da água do duche influencia o nosso corpo?

Sabia que a temperatura da água do duche influencia o nosso corpo?

O duche pode ser muito mais do que apenas uma rotina de higiene, o contacto que temos com a água durante o banho, é determinante para a sensação de bem-estar que se pode sentir durante as horas seguintes.

1. Temperaturas entre os 10ºC e os 29ºC: Estimulam o metabolismo e tonificam a pele, a exposição à água com estas temperaturas deve rondar os dois minutos. A água mais fria ou morna facilita o processo de tonificação e ajuda na sensação de leveza dos músculos das pernas.

2. Temperaturas entre os 29ºC e os 36ºC: Estas temperaturas são ideais para um final de dia porque ajudam a eliminar as toxinas do organismo e a aliviar a fadiga física.

3. Temperaturas entre os 37ºC e os 39ºC: Tome um duche com as temperaturas entre os 37ºC e os 39ºC para ajudar a relaxar o corpo, transformando a sua casa de banho num autêntico spa. Esta temperatura é ideal para se preparar para uma noite de sono tranquila, sendo recomendado que desfrute de um banho deste tipo entre 15 a 30 minutos.

4. Temperaturas acima dos 38ºC: Especialistas afirmam que estas temperaturas aliviam as dores musculares. No entanto, não é aconselhável que a duração do duche nesta temperatura seja muito prolongada

5. Água gelada: Ajuda a obter um efeito reafirmante e deve ser dado após o duche morno ou quente. A utilização do frio para fins terapêuticos, denominado de crioterapia, já é uma prática muito antiga, reduzindo a atividade metabólica, o inchaço e prevenindo danos nos tecidos da pele.